quinta-feira, 13 de setembro de 2012


Ano novo judaico
 Shanah Tova! Shanah Metuka!
Um excelente ano  de doce realizações


O que significa Rosh ha shana?

rosh - cabeça.

ha shana- do ano , traduzindo - feliz ano novo. 

Quando se comemora o rosh ha shana?  Segundo o calendário judaico  nos dois primeiros dias do mês tishrei, ou seja, setembro - outubro. Estamos no ano 5773 conforme o calendário judaico.

O mês de Tishrei é o sétimo no calendário judaico. Isso pode parecer estranho, pois Rosh Hashaná, o Novo Ano, é no primeiro e segundo dia de Tishrei. A razão é que a Torá fez o mês de Nissan o primeiro do ano, para enfatizar a importância histórica da libertação do Egito, que aconteceu no décimo quinto dia daquele mês, e que assinalou o nascimento de nossa nação.
Entretanto, de acordo com a tradição, o mundo foi criado em Tishrei, ou mais exatamente, Adam (Adão) e Chava (Eva) foram criados no primeiro dia de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação, e é a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.
 O primeiro dia de Tishrei, que é o primeiro dia de Rosh Hashaná, jamais pode cair num domingo, quarta ou sexta-feira. Historicamente, entretanto, o primeiro Rosh Hashaná foi numa sexta-feira, o sexto dia da Criação. Neste dia, D'us criou os animais dos campos e das selvas, e todos os animais rastejantes e insetos, e finalmente - o homem. Assim, quando o homem foi criado, encontrou tudo pronto para ele.



Esta festa  representa o dia do juízo no qual todos passam diante de Deus e, neste dia, é decretado quem viverá , quem não viverá. Neste dia costumasse cantar a canção ´´ unetane tokej `` conciderada uma das canções mais importante para este evento, e a tradução dela é:

Narremos a imensa santidade deste dia
pois temível e terrivel é; 
Quem viverá? , quem morrerá? 
Quem por água ?, quem por fogo?
Quem por espada? , Quem por animal?
Quem por homem? ( violência)

        Costumes: 
  • tashlij - tirar- ( tirar o pecado)- Antes da rosh ha shana o povo vai à sinagoga para orar e pedir perdão ao Senhor .
O shofar, um instrumento em forma de chifre de carneiro,   tocado cem vezes  a fim de recordarmos e refletirmos sobre nossa vida diante de Deus.
 Comidas simbólicas:
  • Maçã com mel
  • cabeça de peixe ou de carneiro
  • romã
  •  tãmara
  •  pão redondo ( chalá redonda)
  • legumes
     
     
     
    O primeiro judeu que chegou ao Brasil

    O primeiro judeu que chegou ao Brasil foi o tradutor, Gaspar da Gama, que fazia parte da comitiva de Cabral. Em 1502,  empreendedores judeus, tendo à frente o cristão-novo (judeu convertido ao cristianismo) Fernando de Noronha, arrendou da Coroa Portuguesa as terras recém-descobertas. Esse contrato, previa a exploração comercial do território brasileiro, além da construção de fortalezas para defendê-lo

    Expressões : 

    shana tova! - feliz ano novo
    gmar jatimar tova!- que sejas escrito no livro da vida

    leshana tova! - que sejas escrito no livro da vida

    tikatevu - doce

    vetichatemu - para um bom ano.


     



Nenhum comentário:

Postar um comentário