sábado, 13 de outubro de 2012

Etimologia

Etimologia


Latim

E o Latim não morreu!



Os enganos mais frequentes no uso corriqueiro da língua portuguesa e como evitá-los


por Carla Mª Cunha e Gisélia Evangelista de Sousa


Oriundo da região do Lácio , em Roma, o latim deu origem às línguas românicas, dentre as quais o português - "A última flor do Lácio, inculta e bela", nas palavras do poeta Olavo Bilac . Atualmente, é considerado por muitos uma língua morta. Contrariando tal opinião, pensemos em algumas palavras e expressões latinas, principalmente as utilizadas nos produtos de consumo, que não somente continuam vivas, mas também fazem parte do nosso cotidiano.
Há quem diga que o latim é uma língua morta e que ninguém mais fala a lingua mater. A priori tal informação procede, visto que a "falecida" não é idioma oficial de nenhum país, com exceção do Vaticano. Porém, se prestarmos um pouco de atenção às marcas de muitos produtos que consumimos, veremos que ela não foi sepultada por completo, pelo contrarius, permanece viva e faz parte do nosso curriculum vitae. Então, mostraremos aqui que, em meio ao turbilhão de anglicismo, o marketing conseguiu ressuscitar o latim.
Para fazer um retrato em lato sensu desta realidade, gostaríamos de escrever um artigo sui generis, mas, como é necessário ser magistra e regina no assunto, ter conhecimento sobre o tema é condição sine qua non para um texto analítico mais profundo. Isto não temos, portanto, ficaremos apenas com os produtos de consumo, resultado da pesquisa empírica nos supermercados. Se você, como nós, é um curioso do assunto, então: Vade mecum! Vamos às compras!
A região do Lácio remete aos latinos, povo do qual os romanos descendem e cujo idioma, o latim, tornou-se a língua formal do Império Romano, estende-se da cordilheira dos Apeninos, espinha dorsal da Península Itálica, ao mar Tirreno. Seu idioma foi amplamente difundido nos territórios sob o seu domínio. De enorme importância histórica e cultural, foi nesta região que Roma foi fundada; acredita-se que isso tenha se dado por volta do século VIII a.C.

Olavo Bilac (O. Braz Martins dos Guimarães B.), jornalista, poeta, inspetor de ensino, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 16 de dezembro de 1865, e faleceu, na mesma cidade, em 28 de dezembro de 1918. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, criou a Cadeira nº. 15, que tem como patrono Gonçalves Dias.
(fonte: Academia Brasileira de Letras)
Basta passarmos às vistas pelas prateleiras de lojas e mercados que iremos nos deparar com o latim ali, "vivinho da selva", ou melhor, da silva, estampado nas embalagens de diversos produtos. Você duvida? Então nos acompanhe. Na seção de doces, com certeza, encontraremos o chocolate Bis e obviamente perceberemos o apelo publicitário de que "quem come um pede Bis", numa clara menção ao seu significado: duas vezes. No entanto, até então, você desconhecia a origem deste vocábulo e não tinha relacionado tal marca com o tema em pauta. Agora você já sabe. Esta simples palavrinha é latina.
Ainda nesta seção podemos dizer que só as guloseimas nos deixam com um gostinho de "quero mais" e com a sensação de "tudo que é Bono dura pouco!".
Para aliviar a culpa pelas calorias adquiridas, passemos para a próxima área do mercado. Se você está meio fora de forma e almeja um Corpus Magnus (magnífico!) o latim aparece para te oferecer uma plus vita, comendo o saudável pão homônimo.
Para os que querem fazer um pouco de caritatis e querem ajudar as obras daquela que foi a irmã "doce" da Bahia, quer dizer, irmã Dulce, têm os produtos Dulce Natura.
Já na seção de bebidas, se você não aprecia aquelas com um teor de álcool mais elevado, certamente, não levará para casa o conhaque Domus, mas aquele que é fã de uma cervejinha gelada e não faz questão da "primeiro lugar" da mídia, já deve ter bebido a primeira latinizada: Primus.
Indo para a seção de higiene pessoal tem, para obter uma pele iluminada com muito "glamour" na hora do banho, o sabonete Lux Luxo, aliás, se quisermos iluminar o ambiente temos os fósforos Fiat Lux idem.
Os produtos da natureza que ajudam a cuidar da beleza ganham um charme maior quando o latim se apresenta. Então que tal a linha cosmética Natura? Percebeu quanto latim sai da nossa boca?
Em suma, cremos que esta pequena scriptura demonstra e prova com termos ipsis litteris que o latim está cada dia mais vivus em nossas vitae. No entanto, nessa sociedade consumista, para a nossa "letícia", o que seria optimum era um dia encontrar todos esses produtos gratis.


Carla Cunha e Gisélia Evangelista de Sousa são graduadas em Letras/Inglês da Universidade Salvador - UNIFACS. Tutoras de disciplinas EaD e semipresenciais da UNIFACS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário